sexta-feira, 3 de junho de 2011

Thor - resenha do filme

Bem, amigos, acabo de voltar do cinema e assisti ao filme do Thor, o deus trovão da Marvel. Após ler diversas críticas na internet, tanto positivas quanto negativas, o que eu iria encontrar nas telas era uma incógnita. Pois bem, postarei minha impressão do filme e adianto que, de um modo geral, ela foi boa.

Em primeiro lugar, pode ser chover no molhado o que eu vou dizer, mas, o Thor que encontramos aqui é o personagem das HQs da Marvel (uma mescla do universo regular e do Ultimate). Não espere, portanto, muita fidelidade mitológica (assim como 300 não era um relato histórico dos espartanos). Aliás, de todos os filmes da Marvel, creio que este é o que possui maior número de referências ao universo em geral dos heróis desta editora. Passando por referências a Tony Stark e Bruce Banner, uma rápida aparição do Gavião Arqueiro (ainda sem atender por este nome) até easter eggs de artefatos famosos dos quadrinhos na sala de tesouros de Odin, como a Manopla do Infinito e o Olho de Agamoto. A S.H.I.E.L.D. também possui participação ativa no longa, especialmente na atuação do agente Coulson.

A história do filme não é nada para explodir cabeças nem surpreender o público, mas é divertida, bem amarrada, sem grandes furos e com um ritmo legal. O filme se inicia com Odin, rei dos deuses nórdicos, vencendo os Gigantes do Gelo que ameaçavam a Terra e os banindo em seu próprio reino, Jotunhein. Logo depois, o vemos acompanhado de seus pequenos filhos, Thor e Loki (o deus da mentira), dizendo que um dia um deles o sucederia no trono de Asgard (o reino dos deuses). A cena corta para a cerimônia de coroação do Thor, que é interrompida por uma invasão de Gigantes do Gelo. Thor, impulsivo, invade o reino dos Gigantes junto de seus aliados (Volstagg, Hogun, Fandral e Sif, além de Loki), causando uma guerra. Por sua impulsividade, Odin retira sua essência divina e o bane para a Terra, onde acaba envolendo-se com a cientsista Jane Foster (interpretada por Natalie Portman), e deverá aprender a humildade e ser digno de empunhar novamente o martelo Mjölnir.

O filme possui diversos pontos positivos. Como já dito, é completamente imerso no universo cinematográfico da Marvel (do qual já sou fã declarado), o que é um ponto importante para os fãs de quadrinhos. As cenas de luta são boas (especialmente a primeira, contra os Gigantes do Gelo), embora não sejam muitas. A interpretação dos atores também agrada, com destaque para Anthony Hopkins como Odin e Tom Hiddleston como Loki. Aliás, o modo como é desenvolvida a relação entre a família de deuses é bem legal, e Loki não é um típico vilão unilateral. Espero que o personagem tenha mais destaque em possíveis continuações, pois tem um potencial imenso. O "porteiro" de Asgard, Heimdall (Idris Elba), é outro personagem impõe respeito. Falando nisso, o reino dos deuses também é muito bem retratado, com palácios suntuosos e uma paisagem meio technofantasy. Analisando outros aspectos do conjunto da obra, o filme possui uma boa fotografia (principalmente nas cenas em Asgard) e Foo Fighters na trilha sonora, com a música Walk (cuja letra curiosamente bate com o filme), presente no último álbum da banda.

Odin (Anthony Hopkins), o rei dos deuses. Ao fundo, seus filhos Thor (Chris Hemsworth) e Loki (Tom Hiddleston).


O filme também possui seus defeitos. O principal deles, pra mim, foi a falta de impacto. Apesar das lutas e cenas de ação serem boas de um modo geral, ficou faltando o tom épico e marcante que um filme protagonizado por um deus deveria ter. Os golpes do deus trovão deveriam soar como se estivessemos os recebendo na cara, mas, infelizmente, isso não ocorre. Fica também a impressão que certos problemas tem uma resolução muito rápida, como o embate com o Destruidor (enviado por Loki pra matar Thor em sua forma mortal).

Nas críticas que li na internet, outro defeito bastante apontado eram a rápida mudança de caráter de Thor (de um cara arrogante para um sujeito digno de ser rei dos deuses) e o romance relâmpago com Jane Foster. Quanto ao primeiro problema, eu percebi o Thor do filme como um sujeito bem-intencionado, mas impulsivo. Por experiência própria, digo que as vezes um bom esporro e uma boa quebrada de cara são suficentes para nos fazerem aprender lições valiosas, então não acho que isso tenha sido tão forçado. Quanto ao segundo, estamos falando de uma mulher com a beleza de Natalie Portman, então, acho que não preciso dizer muita coisa. :P

Em suma, digo que Thor é um bom filme. Cumpre bem seu papel de apresentar o personagem para o público em geral, tendo em vista o vindouro filme dos Vingadores. Muita coisa pode ter ficado vaga, mas por outro lado isso dá excelentes ganchos para continuações. Não chega a ser marcante como um Cavaleiro das Trevas, mas é divertido e um bom filme de super-herói.

NOTA: 8,0

2 comentários:

Hydrachan disse...

Então... Eu acho que os dois grandes defeitos de Thor foram:
1- O filme foi feito para fãs da HQ. Disseram que a ideia do filme era apresentar o personagem para pessoas que não conhecem a HQ, mas acho que ele falhou miseravelmente nisso. Porque eu não conheço a HQ e tive que recorrer à Wikipedia. =P
2- Faltou muita coisa. Como vc disse, as cenas de ação não tiveram muito impacto, nem chegaram a fazer nossa adrenalina subir, e eu fiquei com a sensação de estar assistindo um trailer muito grande. Acho que eles podiam ter caprichado um pouco mais.

o/

Krlamovie disse...

Eu gostei do filme, demorei um pouco para ver mais vi na mesma época que lançaram capitão américa nos cinemas, depois, assisti capitão américa.

Vi o Capitão américa primeiro.

Não conheço a HQ mas tive muitas informações na internet, e vi tbm um desenho animado chamado Thor - Filho de Asgard.

Quando vi o Tesseract ou cubo cósmico em capitão América e depois em Thor aí percebi as coisas:

Em Capitão América a Tesseract estava escondido mas o Caveira vermelha o encontrou e fez uso de seu poder para o mau, no fim do filme Howard Stark o encontra.
Este cubo ficou em poder da Shield, pq o pai de Toni Stark é um dos criadores da Shield. Em Thor o cubo é apresentado no fim do filme e Loki conhecia o Tesseract por que ele fazia parte da sala de tesouros de Odin.

Quando o capitão américa acorda 70 anos após, a história de Thor já havia acontecido, o mais engraçado, capitão américa vem depois de Thor, mas, a história dele ocorreu antes de Thor, entende.