segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A fase esquecida do KISS

Quando se fala em KISS, a maioria das pessoas logo pensa naquela banda de hard rock cujos membros tocam mascarados, com shows cheios de efeitos pirotécnicos. Entretanto, o KISS teve uma fase que parece ter ficado meio perdida no tempo.


Originalmente formada por Paul Stanley (vocal e guitarra base) Gene Simmons (vocal e baixo) Ace Frehley (vocal e guitarra solo) e Peter Criss (vocal e bateria), a banda formada em 1973, em Nova York, começou a enfrentar uma fase de declínio na virada para a década de 80. Experimentos de flertar com a música disco que fazia sucesso na época desagradaram os fãs. Foi uma época de altos e baixos, com boas músicas, como I Was Made For Loving You e a balada Sure Know Something, mas também com o controverso álbum “Music From The Elder”. Problemas com álcool e drogas por parte de Ace e Peter Criss, culminaram com a saída dos dois da banda.


O KISS continuou investindo numa carreira mais comercial até 1983, com o lançamento do álbum “Lick It Up”, e numa grande jogada de marketing, os membros da banda resolvem tirar as maquiagens! Durante a turnê do álbum “Animalize”, de 1984, se consolidaria a formação que mais gosto na história da banda; além de Paul e Gene, que sempre se mantiveram na banda, estavam presentes o guitarrista Bruce Kulick e o grande baterista Eric Carr. O KISS volta sua música para o hard rock glam, usando roupas espalhafatosas e brilhantes. "Animalize" marcou uma fase de grandes músicas, como I’ve Had Enough (Into the Fire) e Heaven’s on Fire. No ano seguinte, a banda lança o excelente “Asylum” que conta com uma de minhas músicas favoritas Who Wants To Be Lonely, além de King Of Mountain e Tears Are Falling. O álbum “Crazy Nights”, de 1987 traz a pesada e melódica I’ll Fight Hell To Hold You.


Em 1989, a banda lança seu álbum de estúdio que possuía mais músicas, o grande “Hot In The Shade”, com um total de 15 faixas, como as excelentes Rise To It, Betrayed, Hide Your Heart e Silver Spoon. Além disso, o álbum traz uma das músicas mais conhecidas desta fase da banda, a balada Forever, que chegou até mesmo a ser tema de uma novela global.


A fase glam do Kiss terminaria em 1991, com a morte de Eric Carr, vítima de um tipo raro de câncer no coração. É difícil saber por que esta fase tão boa só é lembrada hoje em dia pelos fãs da banda, passando quase despercebida pelo público em geral. Talvez a falta das maquiagens que destacaram tanto a banda e de músicos da formação original tenham contribuído para isso, ainda mais com o retorno destes elementos durante a década de 90.


Enfim, recomendo a todos a ouvirem esta fase perdida do KISS. É uma sonoridade diferente do KISS com o qual muitos estão acostumados, mas que possui força suficiente para ser a minha fase favorita da banda.

3 comentários:

Isadora disse...

apesar dos altos e baixos,Kiss é uma grande banda!!!
e vale muito a pena escutar essa fase mais desconhecida deles...
aliás,não posso deixar de dizer que eles ainda dão um caldo,musicalmente falando! hahahha

ótimo texto!=D

Laila disse...

Eu ainda sou completamente iniciante quando o assunto é Kiss, mas gosto imensamente de Forever (modinha sim, mas é boa mesmo!) e sou decidida a me casar com esta música como trilha sonora!

Trevo sem Folhas disse...

Não sou muito chegado a Kiss, mas ele tem algumas músicas cativantes que eu conheço como a já citada "Forever" e "Rock'n'Roll all night". Vou seguir a dica do Marquim e tentar curtir essa outra fase da banda. Tem texto lá no trevo,vlew