terça-feira, 25 de maio de 2010

Os 30 anos de "O Império Contra-Ataca"


Pois é galera! Hoje é dia 25 de maio, dia do Orgulho Nerd!

Como já dito num texto que publiquei há um ano atrás, o dia 25 de maio foi eleito como tal por ter sido, em 1977, a data de estréia do filme Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança, dando início à saga que mudou a história do cinema mundial e é considerada um dos maiores ícones dentre os nerds. Entretanto, neste ano de 2010, devemos nos atentar para o segundo filme da saga, que no último dia 21 completou 30 anos de estréia: O Império Contra-Ataca!

Considerado por muitos como o melhor filme da saga de fantasia espacial, O Império Contra-Ataca dá sequência aos eventos vistos em Uma Nova Esperança, dando prosseguimento ao embate da Aliança Rebelde, que fugia pelo espaço após continuas lutas contra as forças do tirano Império Galático, lideradas pelo poderoso Lorde Sith Darth Vader, obcecado por vingança pela destruição de sua estação bélica, a Estrela da Morte.

Luke Skywalker deve terminar seu treinamento Jedi com o velho Mestre Yoda, enquanto Han Solo, a princesa Leia e os outros heróis devem escapar da perseguição imperial após a batalha em Hoth (aliás, uma das sequências de batalha mais épicas da história do cinema, devo ressaltar). Han acaba por pedir ajuda a um velho amigo, Lando Calrissian, o que não impede que ele seja capturado e congelado em carbonite. Luke tem seu duelo com Darth Vader, onde surge uma das cenas mais famosas da história do cinema, com a revelação de que o vilão era pai do protagonista. O filme termina com uma visão pessimista, com o herói tendo essa chocante revelação (além de perder uma das mãos, substituída por uma prótese biônica), Han capturado e levado ao gângster Jabba, The Hut e uma aparente vitória dos vilões. Claro, tudo seria resolvido em O Retorno de Jedi, mas isso já é outra história...

Com trilha sonora do gênio John Williams (e a primeira execução na história da famosa Marcha Imperial), direção de Irvin Kishner e produção do criador da saga, George Lucas, este segundo filme deixou de ser apenas uma obra de ficção e fantasia e elevou a obra aos patamares das grandes obras do cinema mundial.

Até mesmo a produção do filme se tornou épica, com fatos como o acidente de Mark Hammil, intérprete de Luke Skywalker, que teve seu rosto danificado após um acidente de carro, o deu origem ao ataque do monstro das neves que desfigura seu rosto no início do filme, ou o porre que Harrison Ford e Carrie Fisher (Han e Leia) tomaram durante as gravações, juntamente com o pessoal do Monty Python e os Rolling Stones.

Enfim, este filme se tornou mais um ícone da história do cinema mundial, por tuda sua produção, roteiro, personagens marcantes e efeitos especiais revolucionários para sua época, que até hoje nos parecem belos.

Pra finalizar, temos uma das cenas mais marcantes da história do cinema, a revelação de Darth Vader a Luke, dizendo ser seu pai. Que a Força esteja com vocês!

4 comentários:

Sanger/Regnas disse...

Viva!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Neto disse...

Clássico!!! Deu até vontade de rever a saga!!

Fael Voador disse...

Que a Força esteja com todos nos!

Laila disse...

Há muito tempo, em uma galáxia muito distante...