terça-feira, 23 de junho de 2009

Feliz Aniversário, Sonic!


Não gosto de fazer posts muito colados uns com os outros pois fica parecendo flood, mas o post de hoje tem um motivo mais que justo.

Há exatos dezoito anos atrás, chegava ao Mega Drive, console de grande sucesso no passado, o jogo Sonic - The Hedgehog. Na época, o jogo foi uma verdadeira sensação; o marketing pesado que incluiu até meios televisivos fez com que todos ficassem sabendo do lançamento do que se tornaria o mascote da produtora japonesa SEGA. O jogo apresentava gráficos coloridos que até hoje são muito bonitos, músicas marcantes (quem não ficou com o tema da primeira fase, Green Hill Zone, gravado na mente?) e possuia na jogabilidade seu maior trunfo: como o nome do personagem sugeria, o jogo era ultra-veloz e a adrenalina rolava solta, algo nunca visto antes num jogo de aventura. A história não era nada demais: um cientista louco, o Dr. Robotnik queria dominar o mundo usando as Esmeraldas do Caos e, para isso, estava capturando os animais da floresta e os transformando em robôs, e o ouriço azul Sonic sai numa cruzada para salvar seus amigos (bem, nesse tipo de jogo, quem liga pra história, né? xD) Desnecessário dizer que, com tamanha qualidade, o jogo foi um sucesso estrondoso.
No ano seguinte, foi lançada uma continuação que apresentava Tails, uma raposa que era amigo Sonic, e que podia voar girando suas duas caudas. Também foi inserido um novo elemento: ao coletar todas as Esmeraldas do Caos, Sonic podia se transformar em Super Sonic, uma clara homenagem aos super-saiyajins de Dragon Ball Z.

Em 1993, foi lançada a terceira aventura do ouriço supersônico, que introduzia o personagem Knuckles, que no ano seguinte seria estrela do game Sonic & Knuckles junto com o ouriço. Este jogo possuía um recurso inovavador que o permitia ser fundido aos dois jogos anteriores, e a junção de Sonic & Knuckles + Sonic 3 gerava um dos melhores jogos de aventura na opinião dos fãs. Neste meio tempo, Sonic ganhou vários spin-offs e remakes para o Mega Drive e outros consoles da Sega.

O tempo passou e os jogos de Sonic evoluíram, até chegar ao aclamado Sonic Adventure do Dreamcast, em 1998. O jogo foi um sucesso absoluto e gerou uma continuação em 2001, para comemorar os 10 anos de aniversário da franquia.

Infelizmente, a passagem do tempo não foi muito generosa com o pobre mascote: a avalanche de jogos insossos (e alguns realmente ruins) para diversas plataformas de jogo quase mataram o personagem. Mesmo os jogos mais recentes, como o esperado Sonic Unleashed, decepcionaram em muito os fãs, que até hoje esperam um jogo tão bom quanto os primeiros ou dois Adventures.

Enfim, Sonic é um marco na indústria dos jogos, e definitivamente merecia um tratamento maior do que vem recebendo. A franquia marcou a infância de muito marmanjo como eu, e merece ter seu lugar reconquistado.

Parabéns, Sonic, pelos seus 18 anos e a força de resistir à injustiças da modernidade!

2 comentários:

Neto disse...

Bons tempos!!!!

Saudade do Sonic...

Muito bom o post!!!

Abraçao!!

José carlos

Masked Rider disse...

Sonic 4 ever!!!!! o/