terça-feira, 18 de agosto de 2009

Universo Paralelo


Universos paralelos sempre foi um tema recorrente na ficção. Diversas histórias lidam com o tema que existem realidades alternativas, mais ou menos parecidas com as nossas, mas onde certos eventos alteraram o curso da história e criaram uma versão diferente do mundo que conhecemos. Diversas aventuras de ficção cintífica já abordaram este tema. Nos quadrinhos, então, nem se fala. Basta olhar os quadrinhos da DC Comics e histórias como Crise nas Infinitas Terras. O próprio desenho da Liga da Justiça abordou este tema algumas vezes, como quando o vilão Vendel Savage alterou o curso da história, fazendo com que os nazistas ganhassem a 2ª Guerra Mundial ou quando uma Liga da Justiça de uma realidade alternativa resolveu dominar a nossa realidade com mão de ferro.

No entando, às vezes tenho a impressão que as realidades alternativas não são uma característica apenas da ficção. Não que eu esteja dizendo que haja um outro eu numa dimensão paralela, que ao invés de professor seja um fisiculturista (o_O) ou mergulhador submarino. Digo que, às vezes, parecemos pertencer a realidades diferentes em relação às pessoas que nos cercam. Não sei se é efeito de eu estar ficando mais velho ou rabugisse, mas cada vez mais sinto como se eu não fizesse parte do mundo em que a maioria das pessoas vivem. Não me sinto superior tão pouco inferior a esta maioria, mas é uma diferença que incomoda, como se você nunca de fato encontrasse um lugar ao qual você realmente pertence. Parece até a história de Kadoya Tsukasa, o protagonista da série Kamen Rider Decade; sempre viajando de mundo em mundo, resolvendo problemas em cada um deles e nunca encontrando o seu próprio.

No fim das contas, acabamos nós mesmo tendo que criar nosso próprio conceito de mundo. O Universo a qual pertencemos será sempre aquele lugar onde nos refugiamos do mundo alienígena em que vivemos, onde sabemos que pessoas de quem gostamos estão esperando o nosso retorno são e salvo. Nossos mundos podem ser pequenos, mas com certeza são confortáveis.

2 comentários:

Isadora disse...

seria bom se realmente existisse um mundo paralelo e melhor ainda seria se algumas vezes desse pra fugir do nosso mundo.

Anônimo disse...

fugir nao é a resposta e sim a resposta esta na pergunta.


Ass:Horius