sexta-feira, 5 de março de 2010
Jedaísmo - uma filosofia do cinema para a vida real
Star Wars já faz parte da cultura popular ao redor do mundo. Quando foi lançado o primeiro filme da série, na década de 1970, o cineasta norte-americarno George Lucas jamais poderia imaginar a extensão e a influência que sua obra teria no mundo. Toda uma mitologia foi criada ao redor de seu universo, que foi se expandindo além dos 6 filmes que compõem a saga de fantasia espacial, mas também com trabalhos outros autores que ajudaram a expandir tudo, como livros, HQs e jogos.
Uma das coisas que, sem dúvida, mais fascinam os fãs da franquia, são os fantásticos Cavaleiros Jedi; sábios guerreiros que conseguem manipular um campo de energia que rodeia todos os seres vivos denominado como "Força", usando este poder para trazer paz a toda galáxia. Entretanto, existem também os Sith, uma seita que manipula a Força através de sentimentos negativos como raiva, medo e ódio, buscando obter o controle sobre a galáxia. A filosofia dos Jedi é baseada em preceitos do Zen-budismo e taoísmo, misturados a alguns conceitos do cristianismo, e conseguiu até mesmo romper as barreiras da ficção: durante um censo realizado no Reino Unido, quase 400.000 pessoas afirmaram seguir como religião o Jedaísmo! A crença na filosofia Jedi também foi registrada por milhares de pessoas em países desenvolvidos como Austrália e Canadá. No Brasil, existe um grupo de seguidores do Jedaísmo, mas sendo mais uma filosofia de vida do que uma religião.
De fato, o código Jedi impõe um padrão de vida moralmente bem embasado, como já dito, nos padrões budistas e cristãos. Nega as emoções exageradas em busca da paz de espírito, que não pode ser passiva da ignorância, mas sim de conhecimento equilibrado, buscando conhecer antes de julgar as coisas. Propõe a serenidade ao invés do impulso da paixão, a harmonia no lugar do caos. Enfim uma vida serena e pacífica, centrada no auto-controle de si mesmo e de suas emoções. Pode ser aliado a qualquer crença, melhorando o padrão de vida de uma pessoa.
Que a Força esteja com vocês!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Sou um Jedaísta agora....ou seria um Jedi?!
senhores isso ja existe pelomenos na inglaterra
"censo, realizado em 2001, mais de 400 mil britânicos informaram "jedi" como a sua religião graças a uma campanha massiva realizada na internet pelos fãs da série "Star wars". No balanço final, jedi acabou sendo oficializada como a quarta religião mais popular do Reino Unido, atrás apenas do cristianismo, do islamismo e do hinduísmo."
http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL1459520-7085,00-BRITANICOS+QUEREM+TRANSFORMAR+HEAVY+METAL+EM+RELIGIAO+OFICIAL.html
Não sei se fico mais bolado com o post do Markim ou com o comentário do Douglas que "roubou a cena" alí acima também!
Sinceramente, só tenho 3 caracteres para comentar sobre isso: o.O
Hehe, a fonte citada no comentário do Douglas foi um dos lugares onde me baseei pra fazer este artigo que, aliás, já até assunto de monografias por aí! xD
Que a Força esteja com você... rsrsrs
VAleu Orochi, mais um adepto aos desígnos da Força, grande post, não podia deixar de prestigiar e claro amigo, May the Force be with you... Always.
Postar um comentário