sexta-feira, 5 de março de 2010

Jedaísmo - uma filosofia do cinema para a vida real


Star Wars já faz parte da cultura popular ao redor do mundo. Quando foi lançado o primeiro filme da série, na década de 1970, o cineasta norte-americarno George Lucas jamais poderia imaginar a extensão e a influência que sua obra teria no mundo. Toda uma mitologia foi criada ao redor de seu universo, que foi se expandindo além dos 6 filmes que compõem a saga de fantasia espacial, mas também com trabalhos outros autores que ajudaram a expandir tudo, como livros, HQs e jogos.

Uma das coisas que, sem dúvida, mais fascinam os fãs da franquia, são os fantásticos Cavaleiros Jedi; sábios guerreiros que conseguem manipular um campo de energia que rodeia todos os seres vivos denominado como "Força", usando este poder para trazer paz a toda galáxia. Entretanto, existem também os Sith, uma seita que manipula a Força através de sentimentos negativos como raiva, medo e ódio, buscando obter o controle sobre a galáxia. A filosofia dos Jedi é baseada em preceitos do Zen-budismo e taoísmo, misturados a alguns conceitos do cristianismo, e conseguiu até mesmo romper as barreiras da ficção: durante um censo realizado no Reino Unido, quase 400.000 pessoas afirmaram seguir como religião o Jedaísmo! A crença na filosofia Jedi também foi registrada por milhares de pessoas em países desenvolvidos como Austrália e Canadá. No Brasil, existe um grupo de seguidores do Jedaísmo, mas sendo mais uma filosofia de vida do que uma religião.

De fato, o código Jedi impõe um padrão de vida moralmente bem embasado, como já dito, nos padrões budistas e cristãos. Nega as emoções exageradas em busca da paz de espírito, que não pode ser passiva da ignorância, mas sim de conhecimento equilibrado, buscando conhecer antes de julgar as coisas. Propõe a serenidade ao invés do impulso da paixão, a harmonia no lugar do caos. Enfim uma vida serena e pacífica, centrada no auto-controle de si mesmo e de suas emoções. Pode ser aliado a qualquer crença, melhorando o padrão de vida de uma pessoa.

Que a Força esteja com vocês!

6 comentários:

Trevo sem Folhas disse...

Sou um Jedaísta agora....ou seria um Jedi?!

cinemaB disse...

senhores isso ja existe pelomenos na inglaterra
"censo, realizado em 2001, mais de 400 mil britânicos informaram "jedi" como a sua religião graças a uma campanha massiva realizada na internet pelos fãs da série "Star wars". No balanço final, jedi acabou sendo oficializada como a quarta religião mais popular do Reino Unido, atrás apenas do cristianismo, do islamismo e do hinduísmo."
http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL1459520-7085,00-BRITANICOS+QUEREM+TRANSFORMAR+HEAVY+METAL+EM+RELIGIAO+OFICIAL.html

Anônimo disse...

Não sei se fico mais bolado com o post do Markim ou com o comentário do Douglas que "roubou a cena" alí acima também!

Sinceramente, só tenho 3 caracteres para comentar sobre isso: o.O

Marcus "HEAVY" disse...

Hehe, a fonte citada no comentário do Douglas foi um dos lugares onde me baseei pra fazer este artigo que, aliás, já até assunto de monografias por aí! xD

Neto disse...

Que a Força esteja com você... rsrsrs

JediVisconti. disse...

VAleu Orochi, mais um adepto aos desígnos da Força, grande post, não podia deixar de prestigiar e claro amigo, May the Force be with you... Always.